terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dicas de programas #5: Windows Movie Maker 2.6 e 6.0 (Atualizado 24-09-2015)

ATUALIZAÇÃO 24-09-2015

Tudo bem leitor? Segue uma boa novidade: a versão 6.0 do Windows Movie Maker, que veio com o Windows Vista e é semelhante à 2.6 descrita abaixo (abre os projetos antigos também), funciona no Windows 7, 8, 8.1 e 10 e está disponível nesta página a seguir: http://movies.blainesville.com/2010/05/installing-windows-movie-maker-60-on.html

Selecione o arquivo de acordo com a versão de seu Windows [ Movie Maker 6.0 for Windows 7/8/8.1/10 (64-bit) ou Movie Maker 6.0 for Windows 7/8/8.1/10 (32-bit) ] e dê um duplo clique sobre o arquivo que o Windows Movie Maker será instalado rapidamente. Vale lembrar que deve estar logado como Administrador para concluir a instalação. Esta versão disponível é em inglês mas funciona perfeitamente, seja em português-BR, português-PT, ou em qualquer outro idioma.

No mesmo site ( http://movies.blainesville.com/ em "Movie Maker Add-ons") e em seu fórum de discussão ( http://windowsmoviemakers.net/Forums/ShowPost.aspx?PostID=126998 ) também está disponíveis muitas transições e efeitos de qualidade, inclusive profissionais. É a chance de dar aquele toque profissional aos seus vídeos do Movie Maker.

Windows Movie Maker 6.0 rodando no Windows 7 64-bits

 Windows Movie Maker 6.0 rodando no Windows 7 64-bits


Abaixo segue artigo original, de 2013, mas que ainda é válido para quem tem Windows 7 e deseja a versão 2.6 em português:

----------------------------------------------------

Olá leitor, como vai? Faz mais de um ano que não apareço por aqui, o que não significa que eu morri, mas sim que tempo livre pra mim é coisa rara... Mesmo assim fiquei impressionado ao ver nas estatísticas internas de acesso do blog que muitas pessoas ainda acessam o conteúdo daqui, e fico feliz que tenha sido útil para alguns de vocês.

Enfim, sem mais delongas, hoje irei dar uma dica para quem era usuário do Windows XP e passou para o Windows 7 e notou a ausência de uma ferramenta interessante, o Windows Movie Maker. Passo a passo, iremos aprender a reinstalar esta ferramenta de edição de vídeos no seu computador. Boa leitura!
---

 Windows Movie Maker: O rei dos vídeos caseiros

O Windows Movie Maker é uma ferramenta muito popular de edição de vídeos que é disponibilizado gratuitamente pela Microsoft para o Windows.
Ele surgiu em 2000, junto com o Windows ME, mas não fez muito sucesso inicialmente justamente pelo Windows ME ter fracassado, sendo substituído um ano depois pelo bem melhor avaliado Windows XP.


A primeira versão a gente nunca esquece... ou não né rsrs

O Windows Movie Maker só foi fazer sucesso realmente a partir da sua versão 2.1, que veio junto ao Windows XP SP2 no final de 2002. Esta versão é a mais famosa, pois muitas pessoas usaram (ou ainda usam) o Windows XP e acabaram descobrindo o mundo da edição de vídeos através deste programa.

Janela do Windows Movie Maker no XP, enquanto ele não travava...

O Windows Movie Maker, como conhecemos no Windows XP, se manteve daquele jeito até o lançamento do Windows 7, que infelizmente veio sem o programa instalado por padrão. Como opção, a Microsoft disponibilizou o Windows Live Movie Maker, “herdeiro” do Movie Maker tradicional mais simpático ao usuário, mas que perdia diversas funcionalidades, dentre elas poder editar arquivos de projeto criados na versão anterior. Isto significaria que perderíamos tudo aquilo que foi projetado durante muito tempo na versão anterior... e agora?


Pois é, como é que a gente faz agora?

Para a sorte de todos nós, a Microsoft, na época do Windows Vista, disponibilizou uma versão baseada na 2.1 do XP gratuitamente e nomeou ela como sendo versão 2.6, e ela também nos Windows 7 e 8. Vamos ver como baixar e instalar esta versão a partir de agora:

 Baixando

Para baixar esta versão você deve ir ao site go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=158410. Uma página como a representada na figura abaixo irá abrir, basta você clicar em Baixar


Após isto, devemos escolher o arquivo de acordo com o idioma do Windows. No caso, se você estiver utilizando a versão em português do Brasil deve selecionar o arquivo MM26_BR.msi, se for a versão em português de Portugal deve selecionar o arquivo MM26_PT.msi
Após isso, clique em Próximo, conforme a figura abaixo:


Depois disso, uma página semelhante a abaixo irá aparecer e o download do arquivo irá se iniciar.

Instalando

Após você ter baixado, clique duas vezes sobre o ícone do mesmo aonde você salvou o arquivo (se aparecer alguma janela de confirmação, clique em Executar). Uma janela como a abaixo irá aparecer, clique em Next:

 Conforme a imagem abaixo, clique no item e depois em Install para dar início a instalação:



Caso o Windows peça alguma permissão ou dê algum aviso, confirme para que haja o prosseguimento da instalação. A janela ficará durante um tempo em processo de instalação, basta aguardar como na imagem abaixo:



Ao final, basta clicar em Finish para concluir o processo.

Executando 

Para abrir o Windows Movie Maker, basta você ir ao seu Menu Iniciar (Tela Iniciar, no Windows 8) e clicar sobre o ícone do programa:

Após alguns instantes, irá ser carregada a janela do Windows Movie Maker conforme ele era no Windows XP, podendo editar arquivos criados naquela versão sem nenhum problema. Veja como ele funciona igual era antigamente na versão recente do Windows:

Windows Movie Maker 2.6 rodando no Windows 7

Dica adicional 

Se você já tem o Windows Live Movie Maker ou o Windows Movie Maker 2012/2013, não precisa se preocupar, pode ficar com as duas versões instaladas ao mesmo tempo em seu computador que elas funcionam independentemente uma da outra. Assim você pode aproveitar dos dois mundos sem ter que se desfazer da praticidade das versões mais novas nem da compatibilidade das mais antigas.

-----

Enfim, por hoje é só. Espero que tenham gostado desta dica, quaisquer dúvidas podem colocar comentários na parte de baixo desta postagem que conforme conseguir irei respondendo. Um forte abraço a todos e até mais!

by Rodrigo

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Kevileen e obrigado por acessar o blog =)

      Excluir
    2. cara vc poderia resolver meu problema com o lag esta travando muito e se eu colocarntitulo ou credito da problema

      Excluir
    3. Boa tarde Pai Coruja.
      Às vezes o Movie Maker dá uns lags caso o seu projeto de vídeo tenha muitas fotos e, sobretudo, se tiver muito vídeo incluído. O que eu recomendo, no caso de se inserir vídeos dentro do projeto no Movie Maker, é convertê-los primeiro para o formato Windows Media Video (WMV) e, depois, inserir no Movie Maker. Pra isso eu uso o programa aTube (confere no blog que tem como instalar e usar esse programa).
      Agora, se mesmo assim continuar dando problema e for só pra edição básica, colocar título e créditos (por exemplo), tenta ver se no Windows Movie Maker 2012 funciona, pelo que eu vi recentemente a Microsoft corrigiu muitas das falhas do programa e adicionou alguns recursos e transições novas legais. Para baixar vá nesse site: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-live/movie-maker#t1=overview
      Um abraço!

      Excluir
  2. Eu queria saber como posso colocar ele em portugues

    ResponderExcluir